• Português
  • English

Soroptimist International
Soroptimist International of the Americas
Região Brasil

Quem somos

A Soroptimist International-SI é uma organização mundial que, representada pelas suas 4 federações _ das Américas, da Europa, da Grá-Bretanha e Irlanda, e do Pacífico Sudoeste _ reflete o movimento global de serviço voluntário, fundado em 3/10/1921 para transformar vidas de mulheres e meninas, numa rede formada atualmente por cerca de 75.000 associadas a 3.000 clubes, em 122 países, todas trabalhando nos 3Es da SI:Educar, Empoderar e Equipar, com as oportunidades necessárias, as mulheres e meninas, por meio de projetos de âmbito local, nacional e internacional.

As federações são compostas pelas regiões soroptimistas e respectivos clubes. A nossa Região Brasil, conta com 30 clubes e é ligada à federação Soroptimist International of the Americas.

 

Educação em foco

Educar para Liderar, denominação do programa de longo prazo da SI, vem traduzindo a especificidade desse voluntariado mundial, e assim será até 2021, ano da celebração dos 100 anos de existência da Soroptimist, 10 de dezembro, os Direitos Humanos no Apelo Internacional da SI

O Dia Internacional dos Direitos Humanos, é também o Dia da Soroptimista e do lançamento anual do Apelo da Presidente Internacional da nossa organização.

O Apelo de 10 de dezembro, da Presidente da SI, já vem sendo trabalhado há bastante tempo para que clubes soroptimistas do mundo todo, anualmente, motivem as suas sócias por um tema global, lançado a partir desta data, no sentido de arrecadarem fundos_  por meio de doações das associadas e de terceiros _que serão aplicados, ao longo do biênio de gestão, em projetos de educação e empoderamento destinados à inclusão de mulheres e meninas de baixa e média renda. E tudo isso para equipá-las com habilidades de liderança dentro das próprias comunidades, de maneira que se percebam capazes de assumir seu destino e os destinos das respectivas comunidades, quiçá do mundo. Trata-se da atuação soroptimista através 3 Es que já mencionamos.

Na forma como concebido este ano, 2017, serão contemplados pelo Apelo, à partida, no mínimo, 5 projetos em 5 continentes, em localidades selecionadas da África, Ásia, América Latina e Caribe, além da Europa Oriental, Cáucaso, Ásia Central e Europa Ocidental.

Para alcançar tal finalidade, a Soroptimist firmou uma parceria internacional com associações afins, denominadaWomen for Water Partnership – WfWP, capitaneada pela Soroptimist International-SI e pela Business and Professional Women-BPW, e cujo slogan não poderia ser outro:  Mulheres, Água e Liderança.

A rede WfWP tem a missão de posicionar o status das mulheres como agentes de mudança, experts e líderes ativas, nos diversos níveis de gerenciamento do Setor da Água, especialmente em questões alusivas ao acesso e à segurança hídrica para todos, vale dizer, inclusão e sustentabilidade, passando por aspectos importantes como o saneamento, sem olvidar as questões de gênero ligadas ao Setor. Assim, a rede WfWP contribui com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS, em especial, os Objetivos nºs 4, 5 e 6, a saber: 4-Educação de Qualidade, 5-Igualdade de Gênero e 6-Água Limpa e Saneamento.

A visão da Parceria WfW é de um mundo com segurança hídrica, onde as mulheres sejam ouvidas e capacitadas para exercer seu pleno potencial no gerenciamento equitativo da água e no desenvolvimento  sustentável.

 

Presença da presidente da Soroptimist International 2015-2017 no Brasil, em 10 de dezembro, com as Soroptimistas

A boa nova é que, neste 10 de dezembro de 2017, a presidente internacional da Soroptimist, que também é presidente mundial da rede Women for Water, Mariet Verhoef-Cohen, estará em Brasília, DF, com todas as Soroptimistas da Região Brasil que queiram participar da celebração do Dia dos Direitos Humanos, Dia da Soroptimist e dia do lançamento oficial do Apelo da Presidente da SI.

A reunião com a querida e ilustre visitante é promovida pelos Clubes Soroptimistas do DF, SI Brasília, SI Brasília Norte Sul e SI Brasília Sudoeste e terá lugar na sede do Instituto Fecomércio, localizado à Quadra 6 do Setor Comercial Sul-SCS, no Edifício Jessé Freire, em 10/12/2017, às 16 horas.

 

Mariet Verhoef-Cohen palestrante de seminário internacional em 11/12

No dia seguinte, 11 de dezembro, às 14 horas, a presidente internacional da nossa organização Soroptimist terá importante participação no Seminário Internacional Água, Vida e Direitos Humanos à Luz dos Riscos Socioambientais , uma realização do Conselho Nacional do Ministério Público, do Brasil, e discorrerá no painelÁgua, Meio Rural e Populações Tradicionais: Grandes empreendimentos e violações de direitos.

Abaixo, encontram-se dados úteis sobre o mencionado evento.

Seminário Internacional Água, Vida e Direitos Humanos à Luz dos Riscos Socioambientais

Período / horário: 11 e 12 de dezembro de 2017, das 9h às 18h30

Local: Auditório do Conselho Nacional do Ministério Público-CNMP  Endereço: Setor de Administração Federal Sul-SAFS, Quadra 2, Lote 3, Edifício Adail Belmonte, em Brasília, DF.

As inscrições podem ser realizadas pela internet http://www.cnmp.mp.br/portal/  até o dia 10 de dezembro, às 19 horas. Os participantes receberão certificado com carga horária de 15 horas. Inscrições no dia do início também podem ser realizadas, mas estão sujeitas à lotação do espaço.

O evento é uma parceria do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) com o Ministério Público Federal (MPF) a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). É destinado a membros do Ministério Público, juízes, advogados, estudantes, servidores públicos, organizações não governamentais e entidades internacionais.

Divulgação pela coordenadora regional de Projetos Internacionais da SI/Apelo da Presidente da SI 2016-2018, Solange Santa Cruz, do Clube SI Brasília Norte Sul – Região Brasil.