• Português
  • English

PRESIDENTE DA SOROPTIMIST INTERNATIONAL – visita o Brasil – Brasília

Mariet Verhoef-Cohen – presidente mundial da Women for Water Partnership e também presidente mundial da organização Soroptmist Internacional   virá a Brasília a convite do Ministério Publico participar do seminário Internacional Água, Vida e Direitos Humanos à Luz dos Riscos Socioambientais que será realizado –  10 a 12 de dezembro –  no Conselho Nacional do Ministério Publico (Ed. Adail Belmonte lote 3 SHCS tel.: 3366-9100), aberto ao público em geral.    A abertura oficial, no dia 9, será realizada pela procuradora geral Raquel Dodge.

Marieta Verões-Cohen participará como palestrante no dia 11 (segunda) as 14hs – do painel:  Água, Meio Rural, Populações Tradicionais: Grandes Empreendimentos e violações de direitos

Ela falou sobre advocacia e comunicação global e liderança estratégica, onde planeja colaborar com outras organizações parecidas com a Women for Water Partnership (WfWP) e Soroptmist Internacional para trabalharem todas juntas.

Ela disse que a sua missão   se concentraria nas ODS da ONU –  4 (Educação), 5 (Igualdade de Gênero) e 6 (Água Potável e Saneamento) como prioridades atuais. O apelo da  presidente –  água – é concentrar-se em como as mulheres podem desempenhar um papel mais relevante  no setor de água. O gerenciamento de água que ela disse foi impulsionado pela tecnologia e a tecnologia não é considerada um trabalho feminino. Então ela quer mudar esse pensamento. Ela apontou que apenas 17% dos empregos no setor de água são ocupados por mulheres, embora mulheres e meninas estejam sobrecarregadas na busca de água, resultando em perda de oportunidade de  renda das  mulheres e escolaridade e lazer para as meninas e não esquecendo os riscos que elas correm.

Seu objetivo na Soroptmist Internacional é aumentar 35 mil libras com o seu apelo e provocar mudanças com cinco projetos em cinco continentes com treinamento vocacional para 500 mulheres e 100 líderes para que as mulheres sejam capacitadas em todas as fases da água. Ela espera sensibilizar o público sobre a importância das mulheres como tomadoras de decisão em relação à água. Ela compartilhou as boas novas do secretário-geral da ONU lançando 2019 como ano da ONU dedicado à água e às mulheres.

Breve relato sobre as 3 organizações não-governamentais parceiras no projeto Embaixadoras da Água:

A BPW Internacional foi fundada em Genebra, na Holanda, em 1930. Atualmente, a BPW existe em mais de 100 países, com aproximadamente 40 mil mulheres credenciadas. Possui a missão de fomentar, coordenar e orientar o processo de crescimento das mulheres, incentivando sua inserção no cenário econômico, político e social, fortalecendo a comunidade local, tornando-a mais justa e humana com a participação de todos os segmentos.
Site: www. bpw-international.org

A Women for Water Partnership (WfWP) foi fundada em 2004 na Holanda. Congrega 27 Organizações de Mulheres, incluindo a BPW International e Soroptmist International, unindo mulheres-líderes em 134 países. Tem como objetivo promover a inclusão das Mulheres no processo de decisão sobre água e saneamento na esfera governamental, assegurando que suas vozes sejam ouvidas.
Site:  www.: womenforwater.org

A Soroptmist International é uma organização internacional, criada em 3 de outubro 1921, em Oakland, Califórnia, integrada por mulheres voluntárias empreendedoras, que atuam em 130 países, com cerca de 3000 Clubes, reunindo em torno de 100,000 mulheres. Tem como objetivo maior, educar, transformar, capacitar e habilitar mulheres e meninas visando sua inserção no mercado de trabalho e exercício pleno de sua cidadania.
Site: www. soroptmistinternational.org